Psicopedagogia Clínica e Institucional

A proposta deste curso foi atualizada e agora oferecemos o curso "Psicopedagogia Inclusiva"

Logo Psicoped2018.jpegA proposta do curso é formar profissionais que possam compreender, em toda a sua essência, os processos de aprendizagem, desde suas bases neurobiológicas, psicológicas e ambientais até a conscientização da diversidade humana e sua contínua demanda por inclusão, equidade e valorização dos infinitos potenciais de aprendizagem durante o desenvolvimento humano.

O curso auxiliará o (a) profissional psicopedagogo (a) a lidar com os problemas de aprendizagem de forma ética, reflexiva, inclusiva, crítica e transformadora diante dos desafios que surgirem nos possíveis cenários de interação entre as instituições de ensino, saúde e família se relacionando com o indivíduo aluno, professor, profissionais afins e a sociedade.

A matriz curricular, clínica e institucional, possibilitará a reflexão teórica e prática dos processos de aprendizagem, a partir de suas múltiplas dimensões: biológica, cultural, ética e social.


A proposta deste curso foi atualizada e agora oferecemos o curso "Psicopedagogia Inclusiva"

Público-alvo: Pedagogos, Professores licenciados de todas as áreas da Educação e Psicólogos.
Aulas: Um final de semana a cada mês
Carga horária total: 600 horas/aula
Local: Departamento de Psicologia - Área Sul - UFSCar
Investimento: informações no e-mail laneube@ufscar.br

Disciplinas


1) A Psicopedagogia Clinica e Institucional: Conceito e a Formação do Profissional
Nesta disciplina será apresentado aos alunos o curso, o conceito de psicopedagogia, e os aspectos da formação do profissional referentes as suas atribuições e papel em situações clínicas e em instituições.

2) A Psicopedagogia Clínica e Institucional: As dificuldades de aprendizagem na escola, na família e na sociedade
O objetivo é proporcionar aos alunos uma apresentação do elo comum na psicopedagogia institucional o complexo triangulo determinante sujeito/familia/escola e suas relações estruturais. Apresentação de uma visão geral sobre a atuação do psicopedagogo em instituições frente as demandas do referido triangulo além das exigências e expectativas da sociedade frente ao problema “distúrbios de aprendizagem”.

3) Metodologia Científica
Esta disciplina tem como objetivo introduzir a metodologia de pesquisa, seus conceitos e a importância como ferramenta fundamental na elaboração do trabalho de conclusão de curso. Serão apresentados métodos para elaboração do problema de pesquisa, objetivos, resultados e discussão da monografia. A disciplina será desenvolvida por meio de 4 eixos para formulação da Pesquisa: 1) Construção do problema e hipótese a ser investigada 2) A Metodologia de coleta de dados 3) A análise e discussão dos dados 4) O preparo da manuscrito.


4) Distúrbios de Comunicação e Linguagem e a Intervenção Psicopedagógica
Espera-se proporcionar aos alunos um entendimento sobre o tema da comunicação, da linguagem e do desenvolvimento de ambas a partir dos momentos chaves de seu crescimento tanto na família como na escola. Será apresentado uma visão sobre a atuação do psicopedagogo frente as demandas dos distúrbios de aprendizagem associados ao desenvolvimento e competências linguísticas.

5) Surdez, Abordagem Bilíngue e a Intervenção
Psicopedagógica
Nesta disciplina, será apresentado aos alunos um entendimento sobre os temas que envolvam a surdez e a abordagem bilíngue. Também, será feita a apresentação de uma visão sobre a atuação do psicopedagogo frente às demandas dos distúrbios de aprendizagens associados ao desenvolvimento e competências no processo de aquisição de linguagem e construção de conceito pelo aluno surdo incluído no ensino regular. Propõe-se destacar uma psicopedagogia que possa intervir e contribuir no processo de aprendizagem desse educando, procurando compreender as diferenças sócio linguísticas das pessoas surdas, articulando as inter-relações e dilemas entre os aspectos biológicos e os culturais. Ademais explicitar as potencialidades do ensino de libras e a necessidade de capacitação bilíngue do psicopedagogo.

6) Déficits Motores, Déficits Visuais, Surdocegueira e a
Intervenção Psicopedagógica
O objetivo deste módulo é proporcionar aos alunos um entendimento sobre os temas dificuldades de aprendizagem associada a déficits motores, sensoriais e visuais. Será apresentada uma visão sobre a atuação do psicopedagogo frente as demandas dos distúrbios de aprendizagem associados ao desenvolvimento e competências do aluno com déficit motor, ou sensorial, ou visual. Destacando uma psicopedagogia que possa intervir e contribuir no processo de aprendizagem desse educando. Espera-se promover discussões sobre a importância da integração sensorial motora, paralisia cerebral e competências no aluno que faz uso do sistema Braille.

7) Deficiência Intelectual e a Intervenção Psicopedagógica
O objetivo desta disciplina é proporcionar aos alunos um entendimento sobre os temas dificuldades de aprendizagem associada aos transtornos do desenvolvimento caracterizados por déficits cognitivos (atenção e/ou memória)e ainda a competência e as dificuldades no aprendizado na deficiência intelectual. Apresentação de uma visão sobre a atuação do psicopedagogo frente as demandas dos distúrbios de aprendizagem associados ao desenvolvimento e competências do aluno com déficit cognitivo de atenção ou memória e também com o aluno que apresenta alguma condição de deficiência intelectual.

8) Desenvolvimento Neuropsicológico e Intervenção
Psicopedagógica
Será apresentado o objeto de estudo da neuropsicologia e da neuropsicopedagogia: o sistema nervoso e seu desenvolvimento ontogenético, análise teórico-conceitual e metodológica. Também, será introduzida a anatomo-fisiologia do sistema nervoso, as funções mentais superiores e os transtornos neuropsicológicos do desenvolvimento e os específicos por alteração orgânica, além do conceito de plasticidade cerebral e a relação da neurociências e a educação.

9) A Psicopedagogia Clinica das Competências em Ciências e
Matemática
Nesta disciplina, será apresentado aos alunos um entendimento sobre os temas dificuldades de aprendizagem associada ao desenvolvimento de competências em ciências e matemática. Além disso, será apresentado uma visão sobre a atuação do psicopedagogo frente as demandas dos distúrbios de aprendizagem associados ao desenvolvimento e competências do aluno com dificuldades e transtornos relacionados a matemática e ciências. 

10) Psicopedagogia dirigida às Altas Habilidades e aos
Transtornos de Conduta e Emocionais
O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos um entendimento sobre os temas dificuldades de aprendizagem associada ao desenvolvimento de transtornos de conduta e emocionais. Ofertar também um entendimento das dificuldades de adaptação escolar dos indivíduos com alta competência e/ou altas habilidades. Também, será apresentada uma visão sobre a atuação do psicopedagogo frente a essas demandas. Destacando uma psicopedagogia que possa intervir e contribuir no processo de aprendizagem desse educando.

11) Psicopedagogia em Classe Hospitalar
Será apresentado aos alunos um entendimento sobre os temas dificuldades de aprendizagem e adaptação escolar dos indivíduos que cumprem o ensino dentro de uma situação hospitalar. Também, será abordado o tema da promoção da humanização no interior da instituição hospitalar e atuação da equipe interdisciplinar para interlocução entre saúde e educação. Apresentação de uma visão sobre a atuação do psicopedagogo frente a essas demandas.

12) Metodologia de Pesquisa e Supervisão em Atividades de
Psicopedagogia Clínica e/ou Institucional
Esta disciplina tem como objetivo introduzir a metodologia de pesquisa como ferramenta fundamental na elaboração do trabalho de conclusão de curso. Serão apresentados métodos para elaboração do problema de pesquisa, objetivos, resultados e discussão da monografia. Os alunos, individualmente ou em grupo, escolherão um tema pertinente ao curso e aos seus interesses e terão nessa disciplina a oportunidade de elaborar a prática de psicopedagogia, bem como uma monografia.


Docentes

O curso conta com uma equipe de professores Doutores, com produções científicas relevantes para o campo da educação no Brasil e preparados para proporcionar aos alunos, através de uma vivência teórica e prática com produção científica assistida, as bases que os capacite para lidar com os problemas de aprendizagem de forma ética, reflexiva, inclusiva, crítica e transformadora, diante dos desafios da prática profissional. Confira:

Prof. Drº João dos Santos do Carmo
Prof. Drª Adriana Garcia Gonçalvez
Prof. Drª Vanessa R. de Oliveira Martins
Prof.Drª Lara Ferreira dos Santos
Prof. Drª Rosemeire de Araujo Rangni
Prof. Drª Vanessa Cristina Paulino
Prof.Drª Fabiana Cia
Prof. Drª Juliane Aparecida Campos
Prof. Drª Márcia Duarte Galvani
Prof.Drª Carolina S. Lopes da Costa
Prof. Drº Nassim Chamel Elias
Prof. Drº Sérgio Leme da Silva (Coordenador do Curso)


Contato

Telefone: (16) 3351-8455 - segunda a sexta, das 14h30 às 20h00

E-mail: laneube@ufscar.br