Pós-graduação Lato sensu em Psicopedagogia Inclusiva
A Psicopedagogia é um campo interdisciplinar de investigação e aplicação à Educação e Saúde. Como tal, a atuação da Psicopedagogia está pautada em intervenções técnicas nos níveis de prevenção e remediação de problemas de aprendizagem e desenvolvimento.
No contexto social atual, cada vez mais somos chamados ao debate em torno das diferenças individuais. Tal debate é necessário na medida em que o respeito às diferenças e a garantia de direitos dos cidadãos se concretizam a partir de mudanças de concepções, valores e práticas nos diversos setores da sociedade, particularmente no setor educacional.
Uma sociedade inclusiva começa a partir de uma educação inclusiva. Uma educação que não apenas acolhe aqueles que apresentam diferenças acentuadas nos seus modos de aprenderem, desenvolverem-se e existirem, mas também proporciona experiências superadoras, auxiliando educadores, familiares e estudantes a entenderem nuances do funcionamento do indivíduo com dificuldades e transtornos de aprendizagem, deficiências sensoriais, motoras ou cognitivas.
Psicopedagogos que atuam na perspectiva inclusiva estarão aptos a planejarem e conduzirem avaliações e intervenções, em ambiente educacional ou clínico, de modo a promoveram o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo de indivíduos com ou sem deficiências, de modo a promoverem superações de barreiras sociais, atitudinais e de desempenho escolar/acadêmico.
O curso de Especialização em Psicopedagogia Inclusiva oferece um percurso curricular de disciplinas teóricas e práticas que abrangem desde os fundamentos da aprendizagem e desenvolvimento de habilidades acadêmicas básicas, como leitura, escrita, matemática, até as condições especiais mais comuns, como deficiências, transtornos e limitações na aprendizagem, de modo a capacitar o profissional a atuar interdisciplinarmente. As disciplinas ofertadas darão o suporte teórico e prático para que, na última etapa do curso, os pós-graduandos participem de práticas supervisionadas em ambientes diversificados, onde o profissional psicopedagogo pode atuar.
O curso de Psicopedagogia Inclusiva é de caráter híbrido e possui 600 horas de formação. Os encontros síncronos remotos são mensais e ocorrerão em um final de semana, com atividades avaliativas a serem cumpridas de maneira assíncrona. Eventualmente haverá encontros presenciais, nas dependências da Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos.
Nosso curso "Psicopedagogia Clínica e Institucional" foi reestruturado e agora tem o nome de "Psicopedagogia Inclusiva" com maior ênfase na educação inclusiva e a certificação habilita o especialista para as atuações clínica e institucional. É um curso de pós-graduação Lato sensu oferecido pelo LANEUBE/UFSCar. Organizado de forma híbrida, com aulas teóricas online e possibilidade de realizar a prática supervisionada em qualquer cidade do Brasil, desde que previamente autorizada pela coordenação do curso. O curso tem duração de 600 horas/aula a ser realizado em 5 semestres - tempo de formação recomendado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp.
O Curso é estruturado com disciplinas de 16h/a e de 32h/a (horas aula):
As disciplinas de 16h/a são estruturadas com conteúdo teórico ministrado em 2 encontros síncronos (via Google Meet) no total de 08h/a num único final de semana no mês (sábado e domingo, 04h/a cada) e 08h/a para realização de atividade assíncrona (Google Classroom).
As disciplinas de 32h/a são estruturadas com conteúdo teórico ministrado em 4 encontros síncronos (via Google Meet) no total de 16h/a em dois finais de semanas realizados em dois meses subsequentes. (exemplo: Maio e Junho. Encontros 1 e 2, em final de semana em maio e Encontros 3 e 4, em um final de semana de junho) e 16h/a para a realização da atividade assíncrona (Google Classroom)
Cada disciplina é organizada individualmente numa sala virtual (Google Classroom) contendo todo o material didático e referências bibliográficas constantes do Plano de ensino elaborado pelo ministrante responsável, além dos vídeos dos encontros síncronos que são gravados e após liberado na plataforma.
Podemos afirmar que mais de 70% do curso é online e o estágio (a prática supervisionada) poderá ser realizado na cidade do aluno através de parcerias com clínicas, escolas ou instituições previamente aprovadas pela coordenação do curso.
Veja nosso vídeo FAQ (2023): https://www.youtube.com/watch?v=VkaqQjTsPXI
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