Informações sobre o início do curso de Psicopedagogia Inclusiva
Desde agosto deste ano estamos divulgando o curso de especialização em Psicopedagogia Inclusiva. Cursos Lato Sensu como este são criados mediante atividades de extensão da UFSCar. São projetos desenvolvidos por departamentos, laboratórios, docentes ou técnicos administrativos da UFSCar e passam por todo um processo de estruturação e planejamento conduzidos pela FAI - Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( https://sistemas.fai.ufscar.br/home/pagina/13/sobre-a-fai-ufscar ) e pela ProEx - Pró-Reitoria de Extensão ( https://www.proex.ufscar.br/sobre ).
Esta especialização Lato Sensu é paga - há cobrança de matrícula e mensalidades. Estas cobranças são constitucionais como mostra esta notícia do STF publicada em 2017: https://stf.jusbrasil.com.br/noticias/452007403/universidades-publicas-podem-cobrar-por-curso-de-especializacao . Ainda assim, evidenciamos que nestes projetos de extensão não pode haver lucro - ou seja - os recursos financeiros que entram, provenientes dos pagamentos dos alunos, devem ser destinados à sustentação do projeto (pagamento dos professores, técnicos, administradores, etc.). Todo esse cálculo financeiro deve estar previsto no projeto para que não faltem e nem sobrem recursos.
É exatamente esta parte do projeto que tem atrasado o início do curso. A ProEx tem solicitado algumas alterações na planilha financeira e isso acarreta alterações no cronograma e na agenda dos docentes. É importante frisar que é apenas este o motivo do atraso e que em breve deve ser solucionado, pois a FAI, a ProEx e a coordenação do curso estão somando forças para corrigir estes documentos e assim poder liberar o link de matrícula.
Ressaltamos aqui que o curso Psicopedagogia Inclusiva tem toda sua estrutura teórica (pedagógica, de conteúdo) pronta e aprovada pela UFSCar em todas as instâncias necessárias. O curso também foi estruturado segundo as normas e recomendações da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Assim, esclarecemos que o atraso no início do curso não tem nenhuma relação com a qualidade de ensino do mesmo.
Por causa deste atraso, resolvemos adiar novamente o início das aulas. Caso o link de matrícula seja disponibilizado ainda em Janeiro, os interessados podem se inscrever e já iniciar os pagamentos. O curso tem um custo total de 36 parcelas de R$ 450,00 (matrícula + 35 parcelas) independente do mês de início do pagamento.
Assim que possível, informaremos as novas datas para a Aula Magna, início do curso e última aula aberta.